
PERGUNTAS
FREQUENTES
Posso ter algum efeito colateral quando começo tomar o remédio psiquiátrico?
SIM. Inclusive efeitos colaterais são bem comuns no início do tratamento, entre os principais estão: diarreia, intestino preso, enjoo, dores de cabeça, boca seca, tonturas, aumento ou redução do apetite, insônia ou sonolência, diminuição da libido, sudorese. Esses sintomas tendem a ser passageiros e costumam melhorar em cerca de 7-15 dias. Quando os sintomas forem muito intensos ou ultrapassar os 15 dias o medico psiquiatra precisa ser comunicado.
Quanto tempo leva para o remédio começar fazer efeito?
No geral, os remédios psiquiátricos demoram para fazer efeito, você não vai melhorar de uma hora para outra. Geralmente em 15 dias você já vai perceber alguma melhora, mas somente nos 30-60 dias é que sua melhora será mais evidente.
Posso parar por conta própria de tomar o remédio?
NÃO. Parar o remédio psiquiátrico antes do término do período previsto sem falar com seu médico pode precipitar recaídas das doenças psiquiátricas, além de que, parar repentinamente com o remédio pode te deixar com muito mal estar, tonturas e outros efeitos indesejáveis pela retirada abrupta do remédio.
Por quanto tempo terei que tomar o remédio?
No caso da depressão, vai depender de quantos episódios depressivos você já teve. Se for a primeira vez que esteja tratando a depressão, o tratamento é mais curto, cerca de 9-12 meses após a melhora dos sintomas. Se for o segundo, terceiro ou mais episódios, o tratamento é mais prolongado e seu médico psiquiatra vai te orientar certo o tempo necessário. Nos casos de transtornos de humor bipolar, transtornos de ansiedade, transtornos da Personalidade, quadros psicóticos, entre outros, o tempo de tratamento deverá ser discutido com o seu médico psiquiatra.
E se eu tiver que tomar o medicamento por toda vida, terei problemas?
Existem doenças na psiquiatria que são crônicas, por isso o medicamento precisa ser mantido, outras também que tem cura e o medicamento poderá ser retirado quando indicado, sempre com orientação do médico psiquiatra. Se for necessário você tomar o medicamento por mais tempo, fique tranquilo, você não vai viciar e nem ter prejuízo de memória ou outro prejuízo (no geral, não são receitados os medicamentos tarja preta de forma contínua - que são os medicamentos que podem dar tolerância e dependência).
Posso viciar tomando remédios antidepressivos por muito tempo?
A maioria dos medicamentos psiquiátricos não causam dependência, e os antidepressivos estão inclusivos nisso, ou seja, não viciam. O que acontece é que tem pessoas que resolvem parar com o remédio da noite para o dia e sem falar com o médico, logo, terão sintomas de mal estar geral acreditando estarem viciadas. O remédio antidepressivo precisa ser retirado gradativamente, sempre acompanhado por seu médico psiquiatra.
Eu se eu esquecer de tomar o remédio?
O ideal é que você não esqueça de tomar a medicação nenhum dia, mas se um dia ou outro você esquecer, não entre em desespero, no outro dia você toma normalmente. O que não pode acontecer é esquecer frequentemente de tomar a medicação ou ficar muitos dias sem tomar (2 dias ou mais). Lembre-se que o remédio psiquiátrico demora para fazer efeito e toda vez que você esquecer a medicação por 2 dias ou mais o tratamento será reiniciado, logo, você vai demorar mais tempo para melhorar.
Eu não aceito tomar a medicação todo dia, e agora?
Pensa comigo: quem tem diabetes, pressão alta, problemas de tireóide, coração, etc, precisam tomar remédio todos os dias, geralmente por toda a vida. Não tomamos remédio porque gostamos, mas sim porque é preciso tomar para melhorar. Os transtornos psiquiátricos são doenças como quaisquer outras e para você ficar bem precisa seguir as orientações do seu médico e tomar o remédio prescrito.
Posso manipular os antidepressivos ou comprar outra marca (genéricos) diferente do que está na receita?
Eu sugiro que você não faça isso. A maioria das medicações psiquiátricas, não oriento que sejam manipuladas, existem algumas exceções, mas se isso ocorrer, seu médico psiquiatra vai te avisar se poderá manipular ou não. Em relação aos genéricos, existem muitos genéricos no mercado hoje em dia, então eu sugiro que você compre exatamente o nome da medicação que seu médico sugeriu na receita e nunca troque de marca de remédio quando teve melhora com determinada marca já utilizada.