top of page

Ansiedade e depressão são as doenças do nosso século

Atualizado: 16 de ago. de 2022




Ansiedade e depressão são transtornos bastante comuns hoje, infelizmente. Interferem na vida do paciente de forma grave, como na capacidade de se relacionar com os outros, trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida. É causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos.


Existe a causa genética, herdade de um familiar. E alguns tipos de depressão tendem a ocorrer em famílias disfuncionais e instáveis. No entanto, a depressão e a ansiedade também pode ocorrer em pessoas sem histórico familiar do transtorno.


Hoje sabemos que a depressão:

  • É um transtorno mental frequente. Em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno.

  • É a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma importante para a carga global de doenças.

  • Mulheres são mais afetadas que homens.

  • No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio.

  • Existem vários tratamentos medicamentosos e psicológicos eficazes para depressão.


Ter depressão é diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou grave, a depressão pode se tornar uma crítica condição de saúde. Ela pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio.


Hoje sabemos que a ansiedade:

  • Soma quase 19 milhões de brasileiros com essa doença que só piorou na pandemia - mas que, felizmente, tem tratamento.

  • Desde 2017 o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo.

  • Ansiedade é a terceira principal causa de afastamento do trabalho no Brasil

  • Jovens e mulheres são os mais atingidos


Sintomas

Um episódio depressivo ou ansioso pode ser categorizado como leve, moderado ou grave, a depender da intensidade dos sintomas. Um indivíduo com um episódio leve terá alguma dificuldade em continuar um trabalho simples e atividades sociais, mas sem grande prejuízo ao funcionamento global. Durante um episódio grave, é improvável que a pessoa afetada possa continuar com atividades sociais, de trabalho ou domésticas.


Transtorno depressivo recorrente: envolve repetidos episódios depressivos. Durante esses episódios, a pessoa experimenta um humor deprimido, perda de interesse e prazer e energia reduzida, levando a uma diminuição das atividades em geral por pelo menos duas semanas. Muitas pessoas com depressão também sofrem com sintomas como ansiedade, distúrbios do sono e de apetite e podem ter sentimentos de culpa ou baixa autoestima, falta de concentração e até mesmo aqueles que são clinicamente inexplicáveis.


Transtorno depressivo bipolar: esse tipo de depressão consiste tipicamente na alternância entre episódios de mania e de depressão, separados por períodos de humor normal. Episódios de mania envolvem humor exaltado ou irritado, excesso de atividades, pressão de fala, autoestima inflada e uma menor necessidade de sono, bem como a aceleração do pensamento.


Transtorno ansioso e depressivo: tanto o transtorno de ansiedade quanto a depressão paralisam o indivíduo. A ansiedade, pelo medo e angústia das situações futuras, e a depressão pela baixa do interesse e energia que o indivíduo tem pelas coisas e pessoas.


É possível ter ansiedade e depressão?

A ansiedade e a depressão são ambos transtornos mentais que frequentemente andam juntos, pois pessoas que têm depressão acabam por desenvolver ansiedade e o contrário também é verdadeiro. É comum que essas doenças sejam comorbidades uma da outra.


A maior diferença é que a ansiedade é caracterizada pelo medo e angústia constantes e a depressão, com graus variados, é geralmente um transtorno no qual a pessoa se sente deprimida e não tem motivação ou interesse para desempenhar tarefas que antes eram satisfatórias.


Tratamento

Existem tratamentos eficazes para depressão e ansiedade, que consiste em psicoterapia e/ou medicamentos antidepressivos.


Ainda com dúvidas? Agende a sua consulta com a Dra. Eliane Boschetti.



Comments


bottom of page