Transtorno de oposição desafiante (TOD)
O que é transtorno opositor desafiante
A característica essencial do transtorno de oposição desafiante é um padrão frequente e persistente de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou de índole vingativa. Não é raro indivíduos com transtorno de oposição desafiante apresentarem características comportamentais do transtorno na ausência de problemas de humor negativo. Entretanto, as pessoas com o transtorno que apresentam sintomas de humor raivoso/irritável costumam também demonstrar características comportamentais.
Normalmente esses comportamentos são identificados em crianças e estão direcionados a uma figura de autoridade, como por exemplo, os pais e professores. As crianças diagnosticadas com o Transtorno Opositor Desafiante tendem a ser instáveis, teimosas, desobedientes e irritáveis e, por isso, são geralmente repreendidas e punidas.
Sintomas
Os principais sintomas são:
-
Ansiedade
-
Irritabilidade
-
Comportamento agressivo
-
Provocar e desafiar adultos
-
Agitação
-
Desafiar regras
-
Dificuldade em controlar as emoções
-
Frustração ao ser repreendido
-
Ter reação de choro, birra ou agressividade
Fatores de risco
TEMPERAMENTAIS: estão relacionados a problemas de regulação emocional (ex: níveis elevados de reatividade emocional, baixa tolerância a frustrações) são preditivos do transtorno.
AMBIENTAIS: práticas agressivas, inconsistentes ou negligentes de criação dos filhos são comuns em famílias de crianças e adolescentes com transtorno de oposição desafiante, sendo que essas práticas parentais desempenham papel importante em muitas teorias causais do transtorno.
GENÉTICOS E FISIOLÓGICOS: uma série de marcadores neurobiológicos (ex: menor reatividade da frequência cardíaca e da condutância da pele; reatividade do cortisol basal reduzida; anormalidades no córtex pré-frontal e na amígdala) foi associada ao transtorno de oposição desafiante. Entretanto, a vasta maioria dos estudos não separou crianças com o transtorno de oposição desafiante daquelas com transtorno da conduta. Desse modo, não está claro se existem marcadores específicos para o transtorno de oposição desafiante.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é clinico, baseado na avaliação clinica da criança pelo médico psiquiatra, bem como, pelos comportamentos da criança relatados pelos familiares.
O tratamento envolve treinamento de pais, psicoterapia para a criança, sendo a medicação indicada apenas para controle de sintomas opositores que estejam saindo do controle, principalmente impulsividade e irritabilidade.